O Serviço de psicologia, orientação escolar e profissional, inserção profissional e projetos transnacionais colabora no processo de recrutamento e seleção dos/as alunos/as, bem como no acompanhamento e orientação do/a aluno/a (de modo individualizado ou em grupo) ao longo do seu processo educativo, intervir, ao nível psicológico, pedagógico e psicopedagógico, na observação, orientação e apoio dos/as alunos/as, promover mecanismos de inserção profissional dos/as alunos/as, bem como dinamizar os projetos de intercâmbios transnacionais.

Ao Serviço de psicologia, orientação escolar e profissional, inserção profissional e projetos transnacionais compete:

  1. Identificar as características do tecido produtivo do território alvo e as respetivas dinâmicas sociais;
  2. Identificar as necessidades de formação face às necessidades do mercado de trabalho;
  3. Identificar as expectativas dos/as alunos/as e as necessidades individuais de formação;
  4. Conceber, desenvolver ou aplicar metodologias e instrumentos de diagnóstico de necessidades de formação;
  5. Colaborar no planeamento de intervenções formativas e de certificação, promover a orientação vocacional/profissional, o recrutamento e a seleção dos/as alunos/as;
  6. Colaborar na análise da conformidade dos resultados da formação face aos objetivos fixados;
  7. Colaborar na identificação dos impactes mediatos da formação no desempenho dos/as alunos/as;
  8. Facultar o apoio psicopedagógico aos/às alunos/as;
  9. Efetuar orientação vocacional aos/às alunos/as em mudança de ciclo;
  10. Promover contactos com as escolas da região no sentido de fazer a apresentação da oferta formativa da escola;
  11. Contribuir para o desenvolvimento integral dos/as alunos/as e para a construção da sua identidade pessoal;
  12. Efetuar o acompanhamento pós-formação dos/as alunos/as diplomados/as;
  13. Colaborar na deteção de situações problema, avaliá-las e propor atuações adequadas, em conjunto com os/as docentes e outras entidades, sempre que a intervenção exija uma atuação nos domínios da saúde (e.g., neuropsicologia, reabilitação e saúde mental), ou noutro domínio, são propostos encaminhamentos para serviços externos especializados;
  14. Estabelecer programas e ações conducentes à articulação entre a escola e o mundo do trabalho, proporcionando a informação sobre os mecanismos de inserção profissional;
  15. Colaborar na avaliação dos cursos/ações de formação, bem como na avaliação de desempenho dos/as docentes;
  16. Desenvolver ações/atividades de sensibilização, informação/orientação e/ou preparação dos grupos alvo;
  17. Desenvolver formas específicas de acompanhamento e apoio no decurso e na sequência das intervenções formativas;
  18. Promover a elaboração de candidaturas de acordo com as orientações da Agência Nacional;
  19. Propor a celebração e implementação de acordos de parceria;
  20. Desenvolver a organização dos estágios, o acolhimento e deslocações dos/as estagiários/as;
  21. Colaborar na elaboração dos critérios de seleção e recrutamento dos/as estagiários/as;
  22. Desenvolver as ações tendentes à promoção e preparação sociocultural e linguística dos/as estagiários/as;
  23. Assegurar a efetivação da avaliação e validação dos resultados obtidos pelos diversos parceiros.

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