Curso Profissional de Técnico/a de Instalações Elétricas

Perfil Profissional

O/A técnico/a de instalações elétricas é o/a profissional qualificado/a e apto/a a desempenhar tarefas de caráter técnico relacionadas com a execução de instalações elétricas de utilização, de baixa e média tensão, de comando, sinalização e protecção, efetuando também o diagnóstico de avarias ou deficiências e colaborando na sua reparação, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional.

Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial.

Os Cursos Profissionais têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno/a

O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural | Científica | Técnica. A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.

Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual os alunos/as demonstram as competências e saberes que desenvolveram ao longo do curso.

Formação em Contexto de Trabalho:
Dada a sua natureza prática destes cursos, contam com um estágio numa empresa/instituição da região.

Benefícios:
– Bolsa para Material de Estudo
– Bolsa de Profissionalização
– Manuais Escolares Gratuitos
– Subsídio de Transporte
– Subsídio de Alimentação
– Isenção de Pagamentos de Propinas

Condições de Acesso:
O Curso tem a duração de 3 anos:
– Com o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente;
– Idade inferior a 20 anos;
– Ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho