Apresentação do projeto
O projeto Reimaginar novos caminhos na Europa IV será promovido pela Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO (EPTP) no ano letivo 2021/2022 e 2022/2023. O projeto terá a duração de 15 meses (de 01/06/2022 a 31/08/2023).
Entidade(s) Promotora(s)
PACEIRO DE ENVIO (ESCOLA) SETORES
Inforpreparação – Formação Profissional e Consultadoria, Lda – Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO
PESSOA CONTACTO
Alice Barbosa
SETORES
- Mecatrónica Automóvel;
- Esteticista
- Job-Shadowing – Coordenadores de curso, professores e Direção;
NÚMERO DE BOLSAS
- Estágio Curricular – 8 bolas
- Estágio. Recém-diplomados – 1 a 2 bolsas
- Job-Shadowing – 1 bolsa
DECORRERÃO AS SEGUINTES
MOBILIDADES
Job-shadowing
- Número de participantes: 1
- Destino: A definir
- Duração: 7 dias
- Datas: abril/maio 2023
- Tipologia de participantes: Coordenadores de curso, professores e Direção
Estágio
Curriculares
- Número de alunos: 8 e 1 professor acompanhante, durante 1 semana por cada mobilidade de alunos
- Destinos: Espanha– Bilbau/ Itália – Arezzo
- Duração: 7 a 8 semanas
- Datas: fevereiro e abril 2023
Estágio para
recém-diplomados
- Número de alunos: 1 aluno e 1 visita prévia
- Destino: Espanha– Bilbau
- Duração: a definir
- Datas: fevereiro 2023 (a confirmar)
Objetivos gerais e específicos são os seguintes
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Objetivo 1: Adequação da oferta formativa ao tecido empresarial e preparação para o mercado de trabalho;
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Objetivo 2: Melhor integração do aluno no ambiente escolar;
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Objetivo 3: Desenvolver a internacionalização da EPT PROFENSINO;
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Objetivo 4: Adaptação e melhoria das práticas pedagógicas;
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Objetivo 5: Melhoria da organização, da gestão da escola e dos Recursos Humanos;
Resultados pretendidos
▪ PARTICIPANTES
Alunos e Recém-diplomados:
– Competências sociais e relacionais;
– Conhecimento de línguas;
– Maior maturidade nas relações interpessoais e interculturais;
– Sentido de responsabilidade, rigor, assiduidade e pontualidade;
– Reconhecimento das aprendizagens adquiridas na escola;
– Abertura de horizontes e maior adaptabilidade à mudança e ao “novo e diferente”;
– Consciência do que significa ser cidadão/ã da Europa;
▪ STAFF
– Maior conhecimento dos sistemas educativos e mercados de trabalho de outros países;
– Aperfeiçoamento de competências linguísticas e interculturais;
– Maior motivação e satisfação com o seu trabalho;
– Ampliação do seu know-how técnico-pedagógico;
– Novas ferramentas de planeamento e controlo de atividades internacionais;
– Crescimento da rede de contactos;
– Iniciação a sistemas europeus para a educação e formação;
▪ ORGANIZACIONAIS GERAIS
– Maior capacidade de atuação a nível europeu/internacional;
– Capacidade de coletivamente explorar com eficácia os resultados, produtos e processos inovadores iniciados;
– Maior recetividade e adoção de novos métodos e boas práticas;
– Conhecimento mútuo e partilhado dos sistemas educativos, perfis profissionais e mercados de trabalho;
▪ ORGANIZACIONAIS ESPECÍFICOS
– Participação efetiva no Conselho Consultivo da EPTP de parceiros internacionais;
– Aumento das taxas de conclusão dos cursos, reduzindo abandono e insucesso;
– Nova visão europeia da formação profissional;
– Reconhecimento da EPT como espaço propício a uma aprendizagem multifacetada, ‘divertida’ e de qualidade;
– Maior eficácia e eficiência na gestão escolar;
– Internacionalização da EPTP;
Em suma, teremos a oportunidade de pôr em prática os nossos objetivos uma segunda vez, com uma maior consciência da aplicação prática destes projetos e com a possibilidade de conhecer novas realidades de ensino em novos outros destinos.
Características das bolsas
Critérios e comité de seleção de acordo com candidatura
ou alterações a introduzir e justificar em relatório
ALUNOS
Critérios de seleção:
- Desempenho durante o processo de aprendizagem, valorizando dedicação e esforço;
- Domínio das competências técnicas base da sua área de formação;
- Domínio de línguas estrangeiras com vali- dação oral ;
- Interesse e motivação;
- Capacidade de comunicação e interação (saber ser e estar em diferentes contextos);
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade de adaptação/autonomia;
A pontuação é composta por avaliação de competências técnicas (30%), linguísticas (15%) e pessoais e sociais (20%), bem como interesse e motivação (25%) e situação e mérito pessoal (10%).
PROFESSORES
O staff será selecionado tendo em consideração o domínio dos temas, responsabilidades internas e capacidade de disseminar e introduzir propostas e mudanças. Serão envolvidos coordenadores de curso, professores e Direção, idealmente profissionais que não tenham ainda realizado esta experiência no projeto anterior, para que possam também usufruir desta experiência e aumentar as suas competências.
COMO
CONCORRER
ALUNOS
Envio de pré-inscrição (CV Europass + Carta de motivação + Formulário de pré-inscrição+ CC);
Participar na entrevista de seleção.
PROFESSORES
Envio de manifestação de interesse (CV Euro- pass + Formulário de pré-inscrição + CC).
DATAS
*as datas podem sofrer alterações