Apresentação do projeto

O projeto Reimaginar novos caminhos na Europa IV será promovido pela Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO (EPTP) no ano letivo 2021/2022 e 2022/2023. O projeto terá a duração de 15 meses (de 01/06/2022 a 31/08/2023).

Entidade(s) Promotora(s)

PACEIRO DE ENVIO (ESCOLA) SETORES
Inforpreparação – Formação Profissional e Consultadoria, Lda – Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO

 

PESSOA CONTACTO
Alice Barbosa

SETORES

  • Mecatrónica Automóvel;
  • Esteticista
  • Job-Shadowing – Coordenadores de curso, professores e Direção;

 

NÚMERO DE BOLSAS

  • Estágio Curricular – 8 bolas
  • Estágio. Recém-diplomados – 1 a 2 bolsas
  • Job-Shadowing – 1 bolsa

DECORRERÃO AS SEGUINTES
MOBILIDADES


Ativo 23@72x

Job-shadowing

  • Número de participantes: 1
  • Destino: A definir
  • Duração: 7 dias
  • Datas: abril/maio 2023
  • Tipologia de participantes: Coordenadores de curso, professores e Direção
Estagio curriculares

Estágio
Curriculares

  • Número de alunos: 8 e 1 professor acompanhante, durante 1 semana por cada mobilidade de alunos
  • Destinos: Espanha– Bilbau/ Itália – Arezzo
  • Duração: 7 a 8 semanas
  • Datas: fevereiro e abril 2023
estagio para recem diplomados

Estágio para
recém-diplomados

  • Número de alunos: 1 aluno e 1 visita prévia
  • Destino: Espanha– Bilbau
  • Duração: a definir
  • Datas: fevereiro 2023 (a confirmar)

Objetivos gerais e específicos são os seguintes

  • Objetivo 1: Adequação da oferta formativa ao tecido empresarial e preparação para o mercado de trabalho;

  • Objetivo 2: Melhor integração do aluno no ambiente escolar;

  • Objetivo 3: Desenvolver a internacionalização da EPT PROFENSINO;

  • Objetivo 4: Adaptação e melhoria das práticas pedagógicas;

  • Objetivo 5: Melhoria da organização, da gestão da escola e dos Recursos Humanos;

Resultados pretendidos

▪ PARTICIPANTES

Alunos e Recém-diplomados:
– Competências sociais e relacionais;
– Conhecimento de línguas;
– Maior maturidade nas relações interpessoais e interculturais;
– Sentido de responsabilidade, rigor, assiduidade e pontualidade;
– Reconhecimento das aprendizagens adquiridas na escola;
– Abertura de horizontes e maior adaptabilidade à mudança e ao “novo e diferente”;
– Consciência do que significa ser cidadão/ã da Europa;

▪ STAFF

– Maior conhecimento dos sistemas educativos e mercados de trabalho de outros países;
– Aperfeiçoamento de competências linguísticas e interculturais;
– Maior motivação e satisfação com o seu trabalho;
– Ampliação do seu know-how técnico-pedagógico;
– Novas ferramentas de planeamento e controlo de atividades internacionais;
– Crescimento da rede de contactos;
– Iniciação a sistemas europeus para a educação e formação;

▪ ORGANIZACIONAIS GERAIS

– Maior capacidade de atuação a nível europeu/internacional;
– Capacidade de coletivamente explorar com eficácia os resultados, produtos e processos inovadores iniciados;
– Maior recetividade e adoção de novos métodos e boas práticas;
– Conhecimento mútuo e partilhado dos sistemas educativos, perfis profissionais e mercados de trabalho;

▪ ORGANIZACIONAIS ESPECÍFICOS

– Participação efetiva no Conselho Consultivo da EPTP de parceiros internacionais;
– Aumento das taxas de conclusão dos cursos, reduzindo abandono e insucesso;
– Nova visão europeia da formação profissional;
– Reconhecimento da EPT como espaço propício a uma aprendizagem multifacetada, ‘divertida’ e de qualidade;
– Maior eficácia e eficiência na gestão escolar;
– Internacionalização da EPTP;

Em suma, teremos a oportunidade de pôr em prática os nossos objetivos uma segunda vez, com uma maior consciência da aplicação prática destes projetos e com a possibilidade de conhecer novas realidades de ensino em novos outros destinos.

Características das bolsas

Estágio curricular e Estágio Recém-diplomados
Job-Shadowing

Critérios e comité de seleção de acordo com candidatura
ou alterações a introduzir e justificar em relatório


ALUNOS

Critérios de seleção:

  • Desempenho durante o processo de aprendizagem, valorizando dedicação e esforço;
  • Domínio das competências técnicas base da sua área de formação;
  • Domínio de línguas estrangeiras com vali- dação oral ;
  • Interesse e motivação;
  • Capacidade de comunicação e interação (saber ser e estar em diferentes contextos);
  • Sentido de responsabilidade;
  • Capacidade de adaptação/autonomia;

A pontuação é composta por avaliação de competências técnicas (30%), linguísticas (15%) e pessoais e sociais (20%), bem como interesse e motivação (25%) e situação e mérito pessoal (10%).

PROFESSORES

O staff será selecionado tendo em consideração o domínio dos temas, responsabilidades internas e capacidade de disseminar e introduzir propostas e mudanças. Serão envolvidos coordenadores de curso, professores e Direção, idealmente profissionais que não tenham ainda realizado esta experiência no projeto anterior, para que possam também usufruir desta experiência e aumentar as suas competências.


COMO
CONCORRER


ALUNOS

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Envio de pré-inscrição (CV Europass + Carta de motivação + Formulário de pré-inscrição+ CC);

Participar na entrevista de seleção.

PROFESSORES

professor-escrevendo-a-bordo

Envio de manifestação de interesse (CV Euro- pass + Formulário de pré-inscrição + CC).

DATAS

*as datas podem sofrer alterações


MOMENTOS


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