1ª Edição do “Café com Letras” – Escritor convidado Dr. Alberto Santos

O Centro Qualifica da EPT PROFENSINO realizou no dia 19 de fevereiro, pelas 20h00, no polivalente da escola, a 1ª edição do “Café com Letras”, cujo autor convidado foi o escritor penafidelense Dr. Alberto Santos.

A sessão iniciou com uma introdução da Dra. Regina Almeida, representante da ANQEP, que felicitou o Centro Qualifica e a EPT PROFENSINO pela aposta neste projeto literário cujo intuito é cativar a comunidade para o gosto pela leitura.

A conversa foi orientada pelo coordenador do Centro Qualifica, o Dr. Celso Brum, que fez o devido enquadramento da atividade e os respetivos agradecimentos iniciais aos presentes, nomeadamente ao orador, Dr. Alberto Santos e às várias entidades representadas, nomeadamente, ANQEP, junta de freguesia de Irivo, junta de freguesia de Paço de Sousa, agrupamento de escolas de Paço de Sousa, agrupamento de escolas de D. António Ferreira Gomes e agrupamento de escolas do Pinheiro, entre outras.

Para conhecimento do público, foi-nos apresentada uma breve biografia do escritor, realçando o seu papel impulsionador na criação do festival literário Escritaria, enquanto homenageador da literatura portuguesa, mas sobretudo da nossa língua.

A conversa prosseguiu com a definição do cidadão Alberto Santos. O próprio descreveu-se como “curioso” pela vida, pelo tempo e pelos lugares que lhe trazem histórias e lhe permitem tornar-se um “Deus” pela capacidade de criar personagens com os seus enredos baseados em factos históricos. A propósito, realçou a sua obra “Escrava de Córdova” pela ligação ao largo da igreja de Paço de Sousa e ao Mosteiro da mesma região, onde imaginou a sua vida a cruzar-se com a de Egas Moniz, a quem foi confiada a educação do rei D. Afonso Henriques.

A sua apresentação foi finalizada com uma mensagem de impulso à leitura, sobretudo porque as solicitações do quotidiano que nos afastam dos livros são muitas, nomeadamente as tecnologias. Todavia, não podemos esquecer que “os livros nos ajudam a aprofundar o conhecimento, provocam-nos no interior de forma mais intensa”. Assim, “só lendo conseguimos saber mais”.

No final da sessão, a Dra. Regina Almeida deixou um apelo à leitura, reforçando a ideia de que “tudo se aprende! Também se aprende a ler!”, daí o projeto Ler+ Qualifica.

O coordenador, Dr. Celso Brum, tomou a palavra para agradecer novamente a presença de todos/as, elogiar os intervenientes e sua enriquecedora apresentação. Foi ainda realçada a importância destas atividades, destacando que o CQ da EPT Profensino tem previsto no seu Plano de Atividades desenvolver uma atividade por mês, sendo que no próximo mês será o “Concurso de Poetas e Poetisas”. Concluindo, referindo que “Ler faz tão bem!”.

 

Gallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slide

 

Utilizamos cookies para lhe dar a melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar assume-se que concorda com a utilização dos mesmos.