Alimentação com qualidade, vida saudável

Foi perante um auditório repleto que o Centro Qualifica da EPT PROFENSINO realizou no dia 28 de abril, pelas 20h00, no polivalente da escola, a palestra “Alimentação com qualidade, vida saudável”. A sessão iniciou-se com a apresentação da atividade, o seu enquadramento e os respetivos agradecimentos iniciais aos presentes, nomeadamente a todos os/as adultos/as, e ao nutricionista convidado Dr. Pedro Lourenço.

O coordenador do Centro Qualifica, Dr. Celso Brum, passou a palavra ao orador que abordou a evolução da sociedade em termos alimentares. Alertou para alguns cuidados que devemos ter para nos tornarmos mais saudáveis, tais como: reduzir e controlar a energia consumida; praticar exercício físico; evitar alimentos com gordura saturada; comer peixe e carnes brancas; reduzir a quantidade de açúcar e sal; aumentar a ingestão de água e consumir 3 a 5 peças de fruta e 2 a 4 porções de legumes, tendo ainda chamado a atenção para o cuidado a ter na leitura dos rótulos dos produtos.

De seguida, o Dr. Celso Brum retomou a palavra, e brindou todos/as com a notícia do Acelerador Qualifica, explicando que se trata da atribuição, por parte da ANQEP e cofinanciado pelo PRR, de um incentivo monetário para quem frequentar e concluir um processo de RVCC e/ou um RVCC profissional. Realçou, também, a importância dos/as adultos/as frequentarem Ações de Formação Modular que decorrem à noite na escola, sendo essas formações financiadas.

Apresentou a oferta educativa da EPT Profensino para o próximo ano letivo, realçando as mais valias dos cursos profissionais que a escola terá em funcionamento, nomeadamente, o Curso de Esteticista, Curso de Mecatrónica Automóvel, o Curso de Instalações Elétricas e o Curso de Produção de Calçado e Marroquinaria.

Por fim, o coordenador do Centro Qualifica agradeceu, novamente, a presença de todos/as, elogiou o orador e a sua apelativa apresentação. Foi, ainda, realçada a importância destas atividades para o enriquecimento e aprendizagem ao longo da vida.