Atividade de exploração da natureza ao Monte Mozinho e Aldeia de Quintandona

Decorreu no passado dia 03 de abril do corrente ano, no âmbito do plano geral de atividades da EPT Profensino, o percurso interpretativo ao Castro de Monte Mozinho e a visita à Aldeia de Quintandona.

Os/as alunos/as visitaram os trilhos e percursos do Castro de Monte Mozinho, também conhecido por Cidade Morta de Penafiel, ao longo do percurso foi observado aquilo que terá sido o povoado castrejo de época romana, assim como as linhas de muralhas deste castro, que está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1948.

Na Aldeia de Quintandona os/as alunos/as observaram a beleza da paisagem e a arquitetura da aldeia. No percurso efetuado pela aldeia pertencente à freguesia de Lagares e ao concelho de Penafiel, onde está preservada toda a tradição da aldeia e suas gentes. A sua arquitetura singular, as construções da aldeia com os três materiais diferentes: granito, xisto e lousa, que lhe conferem uma personalidade muito própria, foi um entre os muitos aspetos enriquecedores da visita à aldeia de Quintandona, marcada por uma bonita paisagem rural.

Os/As alunos/as percorreram o caminho que liga a aldeia ao Monte da Pegadinha, e que é simultaneamente um miradouro natural de toda a zona, ao longo deste percurso pedestre, a bucólica paisagem, os lavadouros tradicionais, a capela com mais de 200 anos e o antigo cruzeiro foram também pontos de interesse da atividade.