Aula Prática de Física e Química

No âmbito do estudo do módulo “Soluções” e, no que concerne à composição quantitativa de soluções, os alunos do 2o ano do curso de Mecatrónica Automóvel (MA20A), prepararam hoje, durante a aula de física e química, uma solução de soro fisiológico. Com esta atividade laboratorial, os discentes puderam familiarizar-se com esta técnica, manuseando os materiais necessários.

Foram ainda sensibilizados para a importância de respeitar todos os cuidados de segurança a ter durante a atividade. Devido às suas características, o soro fisiológico apresenta uma vasta gama de aplicações. Pode ser usado no campo da medicina como, por exemplo, no alívio sintomático da congestão nasal, na limpeza de pequenas feridas ou escoriações, na reidratação após vómito e/ou diarreia e ainda para fins oftálmicos. No entanto, o soro fisiológico destinado a ser aplicado nos olhos deverá mencionar no rótulo esta finalidade, assim como indicar que foi sujeito a esterilização, qual o respetivo método utilizado, bem como o prazo de validade.

Em laboratórios de biologia, microbiologia, bioquímica e afins, o soro fisiológico é usado em preparações destinadas a observação ao microscópio. Em jeito de conclusão, uma solução química simples e de grande utilidade…

Os alunos aderiram com empenho e entusiasmo, registando eles próprios alguns momentos da atividade, os quais partilham com a restante comunidade escolar.