Concurso “Poetas e Poetisas”

O Centro Qualifica da EPT PROFENSINO realizou no dia 21 de março, pelas 20h00, no polivalente da escola, o concurso “Poetas e Poetisas”.

Todos/as os/as participantes foram recebidos/as ao som de algumas músicas inspiradas nos/as nossos/as grandes poetas e poetisas como Fernando Pessoa, António Gedeão e Florbela Espanca. A sessão iniciou com uma breve introdução feita pelo coordenador do Centro Qualifica da Profensino – Dr. Celso Brum – que agradeceu a presença e sobretudo a participação de todos/as os/as adultos/as no dia da poesia. Esta atividade foi pensada com o intuito de incentivar a competência da leitura, pois ela é fundamental tanto na validação de competências, como na estimulação da criatividade da nossa comunidade escolar.

Cada um/a dos/as participantes foi chamado/a para declamar o poema original que escreveu, deliciando todos/as os/as presentes.

Após audição de todas as composições poéticas, tomou a palavra o Dr. Paulo Pinheiro, um dos elementos do júri, que inspirado pela criatividade dos/as nossos/as adultos/as relembrou uns versos do músico português Pedro Abrunhosa: “será que sabes que te trago na voz, que o teu mundo é o meu mundo e foi feito por nós”. Salientou algumas das palavras-chave dos poemas que ouvimos, tais como “amor”, “amizade”, “tempo”, “vida” e “memórias”. Aproveitou ainda para alertar que atividades como estas nos permitem crescer.

De seguida, a palavra foi dada à professora Daniela Barbosa, elemento do júri do concurso, que enumerou os fatores tidos em conta na seleção do poema vencedor – os recursos poéticos, a rima, o ritmo, a criatividade, a originalidade, a musicalidade, a coerência temática e a correção gramatical. Neste sentido, teve a honra de anunciar que o poema selecionado foi o do adulto Miguel Esteves intitulado “Tempo”. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Agostinho Abreu “A Lembrança” e a Domingos Moreira “Nas ruas da Cidade”.

O momento poético foi finalizado com a tomada da palavra pelo coordenador que elogiou o esforço de todos/as os/as participantes em nos presentear com a sua escrita.

A sessão foi encerrada com um momento final “delicioso” – um momento musical assegurado por alguns elementos da Banda Musical de Paço de Sousa e de dois alunos da nossa Escola.

Um bem-haja a todos/as.