Concurso “Poetas e Poetisas”

O Centro Qualifica da EPT PROFENSINO realizou no dia 21 de março, pelas 20h00, no polivalente da escola, o concurso “Poetas e Poetisas”.

Todos/as os/as participantes foram recebidos/as ao som de algumas músicas inspiradas nos/as nossos/as grandes poetas e poetisas como Fernando Pessoa, António Gedeão e Florbela Espanca. A sessão iniciou com uma breve introdução feita pelo coordenador do Centro Qualifica da Profensino – Dr. Celso Brum – que agradeceu a presença e sobretudo a participação de todos/as os/as adultos/as no dia da poesia. Esta atividade foi pensada com o intuito de incentivar a competência da leitura, pois ela é fundamental tanto na validação de competências, como na estimulação da criatividade da nossa comunidade escolar.

Cada um/a dos/as participantes foi chamado/a para declamar o poema original que escreveu, deliciando todos/as os/as presentes.

Após audição de todas as composições poéticas, tomou a palavra o Dr. Paulo Pinheiro, um dos elementos do júri, que inspirado pela criatividade dos/as nossos/as adultos/as relembrou uns versos do músico português Pedro Abrunhosa: “será que sabes que te trago na voz, que o teu mundo é o meu mundo e foi feito por nós”. Salientou algumas das palavras-chave dos poemas que ouvimos, tais como “amor”, “amizade”, “tempo”, “vida” e “memórias”. Aproveitou ainda para alertar que atividades como estas nos permitem crescer.

De seguida, a palavra foi dada à professora Daniela Barbosa, elemento do júri do concurso, que enumerou os fatores tidos em conta na seleção do poema vencedor – os recursos poéticos, a rima, o ritmo, a criatividade, a originalidade, a musicalidade, a coerência temática e a correção gramatical. Neste sentido, teve a honra de anunciar que o poema selecionado foi o do adulto Miguel Esteves intitulado “Tempo”. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Agostinho Abreu “A Lembrança” e a Domingos Moreira “Nas ruas da Cidade”.

O momento poético foi finalizado com a tomada da palavra pelo coordenador que elogiou o esforço de todos/as os/as participantes em nos presentear com a sua escrita.

A sessão foi encerrada com um momento final “delicioso” – um momento musical assegurado por alguns elementos da Banda Musical de Paço de Sousa e de dois alunos da nossa Escola.

Um bem-haja a todos/as.

Gallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slide

 

Utilizamos cookies para lhe dar a melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar assume-se que concorda com a utilização dos mesmos.