Continuidade do ano letivo de 2019/2020 em segurança

Caros colegas,

Como é do vosso conhecimento, no passado dia 13 de março procedeu-se em todo o país ao encerramento dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, com suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, como parte de um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da COVID-19, aprovadas pelo XXII Governo Constitucional através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020.

Esta necessária suspensão afetou, naturalmente, a atividade de saúde escolar, nomeadamente a implementação do PRESSE, no âmbito da educação para os afetos e sexualidade. Nessa data, para dar um pequeno contributo na sensibilização para o isolamento social, o PRESSE disponibilizou, nas suas páginas oficiais, um cartaz de sensibilização, com a mensagem de apelo FICA EM CASA, LAVA BEM AS MÃOS, que enviamos em anexo.

Recentemente foi considerada a  necessidade de iniciar de forma gradual e monitorizada, as atividades de saúde suspensas, não obstante a salvaguarda do cumprimento escrupuloso de regras de saúde pública e da prontidão de resposta a um eventual aumento da incidência da COVID-19.

Com a evolução epidemiológica e a necessidade de assegurar a continuidade do ano letivo de 2019/2020 foi aprovado um conjunto de medidas que prevê a minimização da interrupção do ensino e que, ao mesmo tempo, reforça a prevenção da COVID-19 em ambiente escolar, para os 11.º e 12.º anos de escolaridade e para os 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário, nas disciplinas que têm oferta de exame final nacional.  No cumprimento destas orientações, brevemente alguns alunos regressarão à escola, sendo por isso fundamental promover a segurança das suas interações sociais e afetivas, uma das dimensões da educação integral da sexualidade.

Assim, de acordo com a legislação vigente, contribuindo para a manutenção do elo de ligação local entre Escolas e Entidades da Saúde (Saúde Escolar e Unidades de Saúde Pública) e sensibilizando para o cumprimento da obrigatoriedade de utilização de máscaras, o PRESSE vem disponibilizar mais um cartaz com a mensagem chave: SORRIMOS COM OS OLHOS, ABRAÇAMOS COM O CORAÇÃO, em vários formatos: A4 ( 1 em jpg para escolas, mails, etc. e outro com miras, para gráfica, se pretender imprimir) e post para redes sociais, que poderão ser publicados em todas as escolas, mesmo aquelas que não adotam este programa. Poderão também partilhar diretamente das nossas páginas oficiais web.

Esperamos, desta forma, dar um pequeno contributo para o sucesso das medidas de Saúde Pública e para o vosso precioso trabalho em âmbito escolar.

Votos de bom trabalho!