APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto Reimaginar novos caminhos na Europa irá ser promovido pela Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO (EPTPE) no ano letivo de 2019/2020. O projeto terá a duração de 15 meses (de 01/10/2019 a 31/12/2020)

ENTIDADE PROMOTORA
Inforpreparação – Formação Profissional e Consultadoria, Lda

Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO

 

PESSOA CONTACTO
Alice Barbosa

BENEFICIÁRIOS

  • Mecatrónica Automóvel;
  • Esteticista
  • Job-Shadowing – Coordenadores de curso, Professores e Direção;

 

NÚMERO DE BOLSAS

  • Estágio Curricular – 5 bolsas
  • Estágio. Recém-diplomados – 3 bolsas
  • Job-Shadowing – 3 bolsas

MOBILIDADES


Ativo 23@72x

Job-shadowing

  • Número de participantes: 3
  • Destino: Finlândia
  • Duração: 5 dias
  • Datas: abril 2020
  • Tipologia de participantes: Coordenadores de curso, professores e Direção
Estagio curriculares

Estágio
Curriculares

  • Número de alunos: 5 e 1 professor acompanhante, durante 1 semana por cada mobilidade de alunos
  • Destinos: Itália- Reggio Emilia
  • Duração: 72 dias
  • Datas: abril a junho 2020
estagio para recem diplomados

Estágio para
recém-diplomados

  • Número de alunos: 3 aluno e 1 visita prévia
  • Destino: Polónia -Breslávia
  • Duração: 92 dias
  • Datas: setembro–dezembro 2020

OBJETIVOS
GERAIS E ESPECÍFICOS

  • Objetivo 1: Adequação da oferta formativa ao tecido empresarial e preparação para o mercado de trabalho;

  • Objetivo 2: Promoção do sucesso educativo e preparação para o mercado de trabalho

  • Objetivo 3: Integração do aluno no ambiente escolar;

  • Objetivo 4: Internacionalização da EPTPE;

  • Objetivo 5: Adaptação e melhoria das práticas pedagógicas;

  • Objetivo 6: Melhoria da organização e da gestão da escola

  • Objetivo 7: Recursos humanos.

RESULTADOS PRETENDIDOS

PARTICIPANTES

Alunos e Recém-diplomados:
  • Competências sociais e relacionais;
  • Conhecimento de línguas;
  • Maior maturidade nas relações interpessoais e interculturais;
  • Sentido de responsabilidade, rigor, assiduidade e pontualidade;
  • Reconhecimento das aprendizagens adquiridas na escola;
  • Abertura de horizontes e maior adaptabilidade à mudança e ao “novo e diferente”;
  • Consciência do que significa ser cidadão/ã da Europa;

STAFF

  • Maior conhecimento dos sistemas educativos e mercados de trabalho de outros países;
  • Aperfeiçoamento de competências linguísticas e interculturais;
  • Maior motivação e satisfação com o seu trabalho;
  • Ampliação do seu know-how técnico-pedagógico;
  • Novas ferramentas de planeamento e controlo de atividades internacionais;
  • Crescimento da rede de contactos;
  • Iniciação a sistemas europeus para a educação e formação;

ORGANIZACIONAIS GERAIS

  • Maior capacidade de atuação a nível europeu/internacional;
  • Capacidade de coletivamente explorar com eficácia os resultados, produtos e processos inovadores iniciados;
  • Maior recetividade e adoção de novos métodos e boas práticas;
  • Conhecimento mútuo e partilhado dos sistemas educativos, perfis profissionais e mercados de trabalho;

ORGANIZACIONAIS ESPECÍFICOS

  • Participação efetiva no Conselho Consultivo da EPTP de parceiros internacionais;
  • Aumento das taxas de conclusão dos cursos, reduzindo abandono e insucesso;
  • Nova visão europeia da formação profissional;
  • Reconhecimento da EPT como espaço propício a uma aprendizagem multifacetada, ‘divertida’ e de qualidade;
  • Maior eficácia e eficiência na gestão escolar;
  • Internacionalização da EPTP;

CARACTERÍSTICAS DAS BOLSAS

Estágio curricular e Estágio Recém-diplomados
Job-Shadowing

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO


ALUNOS

Critérios de seleção:

  • Desempenho durante o processo de aprendizagem, valorizando dedicação e esforço;
  • Domínio das competências técnicas base da sua área de formação;
  • Domínio de línguas estrangeiras com vali- dação oral ;
  • Interesse e motivação;
  • Capacidade de comunicação e interação (saber ser e estar em diferentes contextos);
  • Sentido de responsabilidade;
  • Capacidade de adaptação/autonomia;

A pontuação é composta por avaliação de competências técnicas (30%), linguísticas (15%) e pessoais e sociais (20%), bem como interesse e motivação (25%) e situação e mérito pessoal (10%).

PROFESSORES

O staff será selecionado tendo em consideração o domínio dos temas, responsabilidades internas e capacidade de disseminar e introduzir propostas e mudanças. Serão envolvidos coordenadores de curso, professores e Direção, idealmente profissionais que não tenham ainda realizado esta experiência no projeto anterior, para que possam também usufruir desta experiência e aumentar as suas competências.


MOMENTOS



PROJETO EUROPA III-2019 CONCLUÍDO


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