APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O projeto Reimaginar novos caminhos na Europa II foi promovido pela Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO no ano letivo 2020/2021. O projeto teve a duração de 15 meses.
ENTIDADE PROMOTORA
Inforpreparação – Formação Profissional e Consultadoria, Lda
Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO
PESSOA CONTACTO
Alice Barbosa
BENEFICIÁRIOS
- Mecatrónica Automóvel;
- Esteticista
- Job-Shadowing – Coordenadores de curso, Professores e Direção;
NÚMERO DE BOLSAS
- Estágio Curricular – 5 bolsas
- Estágio. Recém-diplomados – 1 bolsa
- Job-Shadowing – 1 bolsa
MOBILIDADES
Job-shadowing
- Número de participantes: 1
- Destino: Croácia
- Duração: 7 dias
- Datas: maio 2021
- Tipologia de participantes: Coordenadores de curso, professores e Direção
Estágio
Curriculares
- Número de alunos: 8 e 1 professor acompanhante, durante 1 semana por cada mobilidade de alunos
- Destinos: Grécia – Rethymno / Alemanha- Berlim
- Duração: 62 dias
- Datas: março e abril de 2021
Estágio para
recém-diplomados
- Número de alunos: 1 aluno e 1 visita prévia
- Destino: Espanha– Sevilha
- Duração: 92 dias
- Datas: setembro e dezembro 2021
OBJETIVOS
GERAIS E ESPECÍFICOS
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Objetivo 1: Adequação da oferta formativa ao tecido empresarial e preparação para o mercado de trabalho;
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Objetivo 2: Melhor integração do aluno no ambiente escolar;
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Objetivo 3: Desenvolver a internacionalização da EPT PROFENSINO;
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Objetivo 4: Adaptação e melhoria das práticas pedagógicas;
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Objetivo 5: Melhoria da organização, da gestão da escola e dos Recursos Humanos;
RESULTADOS PRETENDIDOS
PARTICIPANTES
Alunos e Recém-diplomados:
- Competências sociais e relacionais;
- Conhecimento de línguas;
- Maior maturidade nas relações interpessoais e interculturais;
- Sentido de responsabilidade, rigor, assiduidade e pontualidade;
- Reconhecimento das aprendizagens adquiridas na escola;
- Abertura de horizontes e maior adaptabilidade à mudança e ao “novo e diferente”;
- Consciência do que significa ser cidadão/ã da Europa;
STAFF
- Maior conhecimento dos sistemas educativos e mercados de trabalho de outros países;
- Aperfeiçoamento de competências linguísticas e interculturais;
- Maior motivação e satisfação com o seu trabalho;
- Ampliação do seu know-how técnico-pedagógico;
- Novas ferramentas de planeamento e controlo de atividades internacionais;
- Crescimento da rede de contactos;
- Iniciação a sistemas europeus para a educação e formação;
ORGANIZACIONAIS GERAIS
- Maior capacidade de atuação a nível europeu/internacional;
- Capacidade de coletivamente explorar com eficácia os resultados, produtos e processos inovadores iniciados;
- Maior recetividade e adoção de novos métodos e boas práticas;
- Conhecimento mútuo e partilhado dos sistemas educativos, perfis profissionais e mercados de trabalho;
ORGANIZACIONAIS ESPECÍFICOS
- Participação efetiva no Conselho Consultivo da EPTP de parceiros internacionais;
- Aumento das taxas de conclusão dos cursos, reduzindo abandono e insucesso;
- Nova visão europeia da formação profissional;
- Reconhecimento da EPT como espaço propício a uma aprendizagem multifacetada, ‘divertida’ e de qualidade;
- Maior eficácia e eficiência na gestão escolar;
- Internacionalização da EPTP;
Em suma, teremos a oportunidade de pôr em prática os nossos objetivos uma segunda vez, com uma maior consciência da aplicação prática destes projetos e com a possibilidade de conhecer novas realidades de ensino em novos outros destinos.
CARACTERÍSTICAS DAS BOLSAS
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
ALUNOS
Critérios de seleção:
- Desempenho durante o processo de aprendizagem, valorizando dedicação e esforço;
- Domínio das competências técnicas base da sua área de formação;
- Domínio de línguas estrangeiras com validação oral ;
- Interesse e motivação;
- Capacidade de comunicação e interação (saber ser e estar em diferentes contextos);
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade de adaptação/autonomia;
A pontuação é composta por avaliação de competências técnicas (30%), linguísticas (15%) e pessoais e sociais (20%), bem como interesse e motivação (25%) e situação e mérito pessoal (10%).
PROFESSORES
O staff será selecionado tendo em consideração o domínio dos temas, responsabilidades internas e capacidade de disseminar e introduzir propostas e mudanças. Serão envolvidos coordenadores de curso, professores e Direção, idealmente profissionais que não tenham ainda realizado esta experiência no projeto anterior, para que possam também usufruir desta experiência e aumentar as suas competências.