APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto Reimaginar novos caminhos na Europa III, foi promovido pela Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO no ano letivo 2021/2022. O projeto teve a duração de 15 meses.

ENTIDADE PROMOTORA
Inforpreparação – Formação Profissional e Consultadoria, Lda

Escola Profissional e Tecnológica PROFENSINO

 

PESSOA CONTACTO
Alice Barbosa

BENEFICIÁRIOS

  • Massagem de Estética e Bem-estar;
  • Animação em Turismo;
  • Eletrónica, Automação e Computadores;
  • Job-Shadowing – Coordenadores de curso, Professores e Direção

 

NÚMERO DE BOLSAS

  • Estágio Curricular – 9 bolsas
  • Estágio Recém-diplomados – 2 bolsas
  • Job-Shadowing – 2 bolsas

MOBILIDADES


Ativo 23@72x

Job-shadowing

  • Número de participantes: 2
  • Destino: Espanha
  • Duração: 7 dias
  • Datas: abril/maio 2022
  • Tipologia de participantes: Coordenadores
    de curso, Professores e Direção
Estagio curriculares

Estágio
Curriculares

  • Número de alunos: 9 e 1 professor acompanhante, durante 1 semana por cada mobilidade de alunos
  • Destinos: Alemanha – Berlim / Espanha
  • Sevilha / Suécia – Lund
  • Duração: 62 dias
  • Datas: abril – junho 2022
estagio para recem diplomados

Estágio para
recém-diplomados

  • Número de alunos: 2 e 1 visita prévia
  • Destino: França – Bordéus
  • Duração: 94 dias
  • Datas: setembro – dezembro 2022

OBJETIVOS
GERAIS E ESPECÍFICOS

  • Objetivo 1: Adequação da oferta formativa ao tecido empresarial e preparação para o mercado de trabalho.

  • Objetivo 2: Melhor integração do aluno no ambiente escolar

  • Objetivo 3: Desenvolver a internacionalização da EPT PROFENSINO

  • Objetivo 4: Adaptação e melhoria das práticas pedagógicas

  • Objetivo 5: A Melhoria da organização, da gestão da escola e dos Recursos Humanos

RESULTADOS PRETENDIDOS

PARTICIPANTES

Alunos e Recém-diplomados:
  • Competências sociais e relacionais;
  • Conhecimento de línguas;
  • Maior maturidade nas relações interpessoais e interculturais;
  • Sentido de responsabilidade, rigor, assiduidade e pontualidade;
  • Reconhecimento das aprendizagens adquiridas na escola;
  • Abertura de horizontes e maior adaptabilidade à mudança e ao “novo e diferente”;
  • Consciência do que significa ser cidadão/ã da Europa;

STAFF

  • Maior conhecimento dos sistemas educativos e mercados de trabalho de outros países;
  • Aperfeiçoamento de competências linguísticas e interculturais;
  • Maior motivação e satisfação com o seu trabalho;
  • Ampliação do seu know-how técnico-pedagógico;
  • Novas ferramentas de planeamento e controlo de atividades internacionais;
  • Crescimento da rede de contactos;
  • Iniciação a sistemas europeus para a educação e formação;

ORGANIZACIONAIS GERAIS

  • Maior capacidade de atuação a nível europeu/internacional;
  • Capacidade de coletivamente explorar com eficácia os resultados, produtos e processos inovadores iniciados;
  • Maior recetividade e adoção de novos métodos e boas práticas;
  • Conhecimento mútuo e partilhado dos sistemas educativos, perfis profissionais e mercados de trabalho;

ORGANIZACIONAIS ESPECÍFICOS

  • Participação efetiva no Conselho Consultivo da EPTP de parceiros internacionais;
  • Aumento das taxas de conclusão dos cursos, reduzindo abandono e insucesso;
  • Nova visão europeia da formação profissional;
  • Reconhecimento da EPT como espaço propício a uma aprendizagem multifacetada, ‘divertida’ e de qualidade;
  • Maior eficácia e eficiência na gestão escolar;
  • Internacionalização da EPTP;

Em suma, teremos a oportunidade de pôr em prática os nossos objetivos uma segunda vez, com uma maior consciência da aplicação prática destes projetos e com a possibilidade de conhecer novas realidades de ensino em novos outros destinos.

CARACTERÍSTICAS DAS BOLSAS

Estágio curricular e Estágio Recém-diplomados
Job-Shadowing

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO


ALUNOS

Critérios de seleção:

  • Desempenho durante o processo de aprendizagem, valorizando dedicação e esforço;
  • Domínio das competências técnicas base da sua área de formação;
  • Domínio de línguas estrangeiras com validação oral ;
  • Interesse e motivação;
  • Capacidade de comunicação e interação (saber ser e estar em diferentes contextos);
  • Sentido de responsabilidade;
  • Capacidade de adaptação/autonomia;

A pontuação é composta por avaliação de competências técnicas (30%), linguísticas (15%) e pessoais e sociais (20%), bem como interesse e motivação (25%) e situação e mérito pessoal (10%).

PROFESSORES

O staff será selecionado tendo em consideração o domínio dos temas, responsabilidades internas e capacidade de disseminar e introduzir propostas e mudanças. Serão envolvidos coordenadores de curso, professores e Direção, idealmente profissionais que não tenham ainda realizado esta experiência no projeto anterior, para que possam também usufruir desta experiência e aumentar as suas competências.

DATAS


MOMENTOS



PROJETO EUROPA III-2021 CONCLUÍDO 


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