O Centro Qualifica da EPT PROFENSINO realizou no dia 18 de fevereiro, pelas 20h00, no polivalente da escola, a palestra “Dicas e Truques para preparar Marmitas Saudáveis”.
A sessão iniciou com a apresentação da atividade, o seu enquadramento e os respetivos agradecimentos iniciais aos presentes, nomeadamente a todos os/as adultos/as, à convidada Liliana Vieira, proprietária do restaurante “A Verdelha”, bem como aos dois adultos em processo de RVCC – Ana Pereira e Vítor Castro.
A Liliana Vieira iniciou a palestra começando por explicar o seu gosto pelas refeições saudáveis e como elas ajudaram na remissão de duas doenças crónicas. Referiu ainda, como nota, o preconceito em relação à comida vegetariana mas enfatiza o facto de todos, cada vez mais, procurarem o equilíbrio na alimentação como forma de bem-estar. Neste sentido, abordou os três macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) e a necessidade de os conciliarmos nas nossas refeições, tendo sempre consciência de que todos somos diferentes com necessidades alimentares diversas.
Após esta pequena introdução, passou a elencar alguns truques que todos podemos implementar no nosso dia-a-dia. Um truque simples, porque todos ligamos o forno ao domingo, é usar três tabuleiros de forma a cozinhar um peito de frango, um peixe e vegetais. Com o mesmo trabalho e tempo, cozinhamos três refeições que podemos levar para o trabalho durante a semana. Expôs ainda algumas receitas simples e rápidas para a elaboração de marmitas saudáveis, como por exemplo, o bacalhau à brás vegetariano (cortar todos os legumes que temos em casa e saltear em azeite e alho).
A palavra foi passada aos dois formandos em processo de RVCC – Ana Isabel Pereira e Vítor Castro que falaram um pouco sobre o seu projeto “Ninhus” e o seu enquadramento numa alimentação saudável. À medida que explicavam como surgiu o seu projeto, foram cozinhando uma refeição saudável para todos/as os/as participantes experimentarem um pouco do seu conceito. Fomos contemplados com uma salada de cuscuz, batata-doce assada com sementes e hamburger de feijão preto. Provamos e que bom que estava!
No final da sessão, deixou-se um apelo à alimentação saudável, reforçando a ideia de que tudo se aprende! Também se reaprende a cozinhar! O Centro Qualifica agradeceu novamente a presença de todos/as, elogiou os intervenientes e a sua apelativa apresentação. Foi ainda realçada a importância destas atividades para o enriquecimento da formação dos/as adultos/as, destacando que o CQ da EPT Profensino vai desenvolvendo diversas atividades que têm como objetivo a partilha de saberes e competências.